Categoria:

Calendário Editorial: conheça suas vantagens!

O calendário editorial é a chave para o bom planejamento e para a criação de um bom conteúdo.

Atualmente, o marketing de conteúdo é um dos melhores meios de consolidar a presença na internet. Com o calendário é possível definir a frequência de produção, de publicação dos conteúdos no blog e ainda criar um plano para divulgação em redes sociais.

Para criar um calendário editorial, primeiramente é preciso saber mais sobre ele. É preciso entender o motivo desse recurso ser essencial para a estratégia de marketing de conteúdo.

O que é um calendário editorial? 

O calendário ou cronograma editorial, tem como base o calendário real. Dessa forma é possível utilizar aplicativos, sites ou apenas uma planilha do Excel para criar a estratégia de publicação de conteúdo. 

Nele deve estar especificado: o que será publicado, a data de publicação e a pessoa responsável pelo material. Dessa forma, é possível estar sempre adiantado para que não faltem publicações nas mídias sociais. Esse calendário irá contribuir no alcance de resultados.

Quais são os benefícios de um calendário editorial?

Uma das principais preocupações dos criadores de conteúdo é a frequência de publicação. Mas com o calendário é possível planejar o conteúdo com meses de antecedência, mantendo a constância, melhorando o tráfego orgânico.

Esse recurso permite também o controle das tarefas do time de marketing. O planejamento permite que a equipe saiba os temas, prazos de entrega de cada etapa e datas de divulgação. Dessa forma, é possível evitar atrasos no processo de produção. 

Utilizando essa ferramenta também é possível ter o controle dos conteúdos já publicados ou em produção. Isso é essencial pois, permite que não haja repetição de temas ou palavras-chave nas publicações de blog e redes sociais. 

Outra vantagem oferecida pelo cronograma é o conteúdo diversificado. Na internet é importante falar sobre diversos assuntos interessantes, mas também se manter em sintonia com os formatos diferentes para cada tipo de mídia. 

Lembre-se de que esse calendário editorial pode ser construído de formas diferentes para cada empresa. Portanto, é importante conhecer bem a equipe para saber o formato que irá funcionar melhor. 

Ainda assim, é um fato que esse cronograma é importante, pois a quantidade de posts de qualidade irá influenciar no tráfego orgânico das redes da empresa. Uma dica é começar com um calendário mais simples, aumentando a quantidade de postagens com o tempo. 

Gostou desse conteúdo? Confira nossas dicas sobre calendário editorial!

Invista no sucesso da sua empresa e fale com a gente para fazer seu orçamento! 

Curtiu esse post? Compartilhe!

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
Posts recentes