Entenda como funciona o Google Analytics

O Google Analytics é um recurso gratuito que realiza o monitoramento das ações de Marketing Digital do Google. Ou seja, esse recurso coleta informações sobre dados de acesso, comportamento e navegação em sites e aplicativos através de códigos de rastreamento. 

Essa ferramenta possui uma interface amigável, que se integra facilmente a outros recursos e tem uma grande capacidade de processamento de dados . Além disso, o Google Analytics oferece também um conjunto de funções completo, que vão do nível básico ao mais complexo.

Confira a importância do Google Analytics: 

O Google Analytics se tornou uma ferramenta essencial para gerenciar páginas na internet, pois ele contém todos os dados de acesso ao site da empresa. Após a coleta, esses dados são organizados em diversos relatórios, nestes documentos é possível conferir análises de tráfego ricas em detalhes. Esses dados auxiliam na otimização de páginas, nas decisões de negócios e também no planejamento das próximas estratégias de marketing da empresa. 

Veja os principais benefícios do Google Analytics:

Saiba mais sobre a origem de cada visita

No Google Analytics existem informações sobre a origem dos visitantes, um dado que ajuda a otimizar as campanhas e estratégias de Marketing de Conteúdo. Além disso, esse recurso também fornece dados sobre o tipo de dispositivo utilizado para acessar o site, chegando a informar até mesmo o modelo. Isso facilita o planejamento de melhorias no design e na navegação do site. 

Identifique o perfil dos visitantes

Ao trabalhar com Marketing Digital, é preciso definir as personas da empresa, ou seja, traçar perfis que representam o cliente ideal. Dessa forma, pode-se orientar as estratégias de produção de conteúdo e para definir esses perfis é preciso realizar uma coleta de dados ou pesquisas internas.

Com o Google Analytics a equipe de marketing pode acessar essas informações sempre que for necessário. Dessa forma, é possível definir o perfil das pessoas que acessam o site. 

Com esse recurso é possível segmentar os usuários de acordo com os dados demográficos, idioma, idade, sexo ou até mesmo de acordo com os interesses. 

Saiba os melhores canais para conversão

Geralmente as empresas começam utilizando todos os canais, buscando as melhores oportunidades e identificando o perfil de sua audiência. Com o tempo, é possível recolher estes dados e otimizar o investimento ao priorizar os canais que dão mais resultado. Utilizando o Google Analytics a empresa consegue facilitar esse processo através dos mecanismos para testes A/B.

Veja quais conteúdos têm o melhor desempenho

Com os relatórios do Google Analytics a empresa pode identificar quais páginas tem o melhor desempenho. Dessa forma, ela consegue verificar quais os conteúdos dessas páginas e consegue criar estratégias para melhorar a performance de acordo com o parâmetro escolhido. Seja ele tráfego, permanência, conversão, entre outros.

Os benefícios listados são apenas alguns dos dados que o Google Analytics oferece às empresas. Mas essas informações são importantes, pois garantem que as empresas possam definir a melhor estratégia de Marketing Digital para alcançar o sucesso no mercado. 

Instale o Google Analytics:

Para instalar o Google Analytics é preciso utilizar um código Javascript, pois essa ferramenta realiza a coleta de dados do site utilizando esse código. Ele é gerado exclusivamente para o usuário, dessa forma é possível garantir que apenas as pessoas autorizadas terão acesso às informações. Então, a instalação é feita quando o gestor do site copia esse código e faz sua inserção no corpo do site. 

O  Google Analytics pode também ser instalado através do WordPress, nesse caso é preciso utilizar um plugin, depois basta informar o seu ID, também chamado de Código de Acompanhamento (UA), na configuração e começar a utilizar. 

Para ter acesso ao javascript ou ao ID o gestor só precisa criar uma conta para a empresa. Ela deve ser feita no site https://analytics.google.com, é preciso ter uma conta Google e seguir as orientações recomendadas. 

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