Categoria:

Aprenda a escrever para SEO

 

Search Engine Optimization, conhecido como SEO, significa otimização para mecanismos de busca. Esse recurso é formado por um conjunto de técnicas que irão otimizar sites, blogs e páginas na web. Dessa forma, o SEO possibilita a melhora do alcance em rankings orgânicos, tendo como resultado maior tráfego e autoridade para o site ou blog.

Entenda o que é SEO

 

Em suma, é preciso provar ao Google que o seu site tem as melhores respostas e, como resultado, merece aparecer nas primeiras posições da  SERP (Search Engine Results Page). Dessa forma, suas chances de ganhar visibilidade e receber mais tráfego orgânico aumentam. 

 

É por isso que o SEO é tão importante, pois se trata apenas de estratégias orgânicas, sem envolver compra de mídia. Esse recurso costuma resultar no aumento do retorno sobre o investimento (ROI) e na redução do custo de aquisição de clientes (CAC).

 

Confira algumas estratégias utilizadas para escrever para SEO

 

Criar conteúdo para SEO deve ter como prioridade a qualidade. O texto deve ser correto, claro, atual, relevante e confiável, tudo isso pensando nos interesses do público-alvo, é isso que irá garantir maior engajamento na página. 

 

A cada dia o Google valoriza e compreende melhor a escrita natural, mas é possível utilizar estratégias para que o conteúdo alcance melhores posições, além de favorecer a experiência do leitor. Veja abaixo: 

 

Escaneabilidade:

 

Está relacionada à capacidade de proporcionar uma leitura dinâmica do texto, isso pode ser feito através de recursos como intertítulos, listas, negritos ou imagens. Dessa forma, é possível melhorar a experiência de leitura, engajando o leitor e transmitindo mais informações ao Google. Um bom exemplo são os intertítulos que permitem que o leitor e o robô possam entender a hierarquia do seu texto.

 

Palavras-chave e a semântica:

 

Sabe-se que o uso de palavras-chave é importante, pois permite que o Google indexe corretamente a página nos termos desejados. Ou seja, o escritor pode explorar o campo semântico das palavras-chave de acordo com suas variações, sinônimos e relações com outras palavras tornando a leitura mais agradável e facilitando a compreensão do Google sobre o tema da página.

 

É importante lembrar que o título, as heading tags, a URL e o primeiro parágrafo são os primeiros locais que o robô irá notar. Portanto, são locais mais valorizados e devem ser utilizados ao posicionar esses termos. 

 

Title tag:

 

É o título da página que aparece na SERP, na aba do navegador e no compartilhamento de links das redes sociais. Ele é essencial para que os leitores e os bots do Google entendam o tema principal do conteúdo.

 

O título determina como será o primeiro contato do leitor com o texto, ele vai influenciar diretamente na taxa de cliques. Essa tag é importante, pois é o título que define se o usuário irá  entrar na página. Em suma, para que essa estratégia de SEO dê certo é preciso incluir a palavra-chave no title tag, além de criar um título atrativo. 

 

Meta description:

 

Está relacionada a descrição do conteúdo disponível nos resultados de busca. Essa descrição fica dentro do snippet onde estão inclusos o título e a URL da página. Ou seja, ela deve conter a palavra-chave e também deve ser atrativa, persuasiva e descritiva. 

 

Apesar de não ser considerado um fator de rankeamento direto pelo Google, ou seja, a descrição não influencia na classificação. A meta description é importante pois irá informar ao usuário  sobre o que ele vai encontrar ao acessar o link.

 

URLs para SEO:

 

URLs também são elementos importantes para os bots do Google. Através das URLs eles conseguem entender o foco central do conteúdo e além de apresentar  termos que resumem o tema da página.

 

Essas URLs devem conter a palavra-chave, além de serem claras, descritivas e evitarem artigos, verbos de ligação e outros complementos.

 

Linkagem interna:

 

A criação de links entre as páginas internas tem como função principal guiar a navegação. Com ela é possível direcionar o usuário para outros conteúdos interessantes. Além disso, esses links tem uma função técnica no SEO, pois ajudam o Google a encontrar conteúdos e a entender melhor o site. 

 

EAT:

 

essa sigla se refere às iniciais de Expertise (especialidade), Authoritativeness (autoridade) e Trustworthiness (confiabilidade). Essas palavras são utilizadas como um guia pelo Google durante a avaliação de qualidade dos resultados de busca. 

 

Segundo essa sigla pode-se identificar que, para o Google, um conteúdo de qualidade retrata a especialidade, a autoridade e a confiabilidade do autor do conteúdo, do próprio conteúdo e do site. 

 

Em suma, seguir cada uma dessas estratégias de SEO, garante que o autor do texto estará criando um conteúdo de qualidade, alinhado aos critérios de avaliação dos sites de pesquisa. 

 

Invista no sucesso da sua empresa e fale com a gente para fazer seu orçamento!

 

Curtiu esse post? Compartilhe!

Curtiu esse post? Compartilhe!

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
Posts recentes