Categoria:

Gamificação: um diferencial para sua empresa!

A gamificação, ou gamification, busca oferecer experiências diferenciadas ao público utilizando elementos presentes em jogos. Com ela, é possível criar conteúdos que conseguem engajar os consumidores, além de mantê-los interessados e motivados. Dessa forma, é possível instruir e influenciar o comportamento dos consumidores através do ambiente lúdico dos jogos.

Essa estratégia possibilita que as empresas consigam o engajamento de um público cada vez mais exigente. Afinal, atualmente os consumidores contam a experiência como um dos fatores importantes na sua jornada de compra. Ou seja, não basta ter apenas produtos e serviços de qualidade com um preço bom, mas também é preciso se aproximar do cliente de forma autêntica. 

Saiba o que é gamificação:

Essa prática foi popularizada a partir de 2010 e consiste em aplicar recursos de jogos em outras áreas como negócios, marketing, saúde, entre outros. O principal objetivo da gamificação é aumentar o engajamento do público ao despertar sua curiosidade.

Um detalhe interessante é que não é preciso criar um jogo. O conceito de gamificação trata do alinhamento da estratégia de comunicação do negócio à dinâmica dos jogos. Ou seja, a empresa deve criar um ambiente lúdico para interagir com os consumidores. Isso pode ser feito com a aplicação de elementos de competição como regras e pontuações.

A gamificação permite que a empresa estabeleça contato com a sua audiência sem interrupções e sem ser invasiva, tornando as ações mais eficazes. Além disso, essa estratégia conta com o uso da tecnologia e do universo digital, o que facilita a interação com gerações mais jovens.

Confira 4 fatores essenciais para a gamificação:

De acordo com uma pesquisa de Jane McGonigal, uma designer de jogos com renome mundial na área de jogos de realidade alternativa, existem 4 fatores presentes em todos os tipos de jogos que devem ser aplicados no processo de gamificação. Confira quais são eles:  

  • Meta: é o objetivo maior do jogo, ele pode ser cumprir fases ou atingir um determinado nível;
  •  Regras: elas irão definir a forma como o jogador deve se portar no jogo;
  • Feedback: é um recurso para reconhecer o desempenho do jogador e para mantê-lo engajado;
  • Participação voluntária: representa o desejo do participante em continuar, ocorre quando existe harmonia nos demais fatores. 

Sendo assim, ao utilizar a gamificação em suas estratégias de comunicação, é necessário que o time de marketing da marca esteja atento a esses quatro elementos. 

Veja as vantagens da gamificação: 

Alcance da marca: a experiência baseada em gamification terá um impacto positivo no público, gerando a motivação necessária para que os consumidores recomendem a marca. 

Ampliação de conversas: por ser um recurso para desenvolver jogos ou dinâmicas que estimulem a interação nas plataformas digitais, a gamificação pode render feedbacks sobre a atuação da empresa. Ou seja, a empresa pode utilizar ferramentas que combinam com suas redes para fazer com que os clientes se sintam verdadeiramente ouvidos.

Melhoria da imagem: Utilizar gamification é uma ótima forma de fixar a imagem da empresa na mente dos consumidores, podendo atrair novos públicos e até mesmo conquistar a fidelização. Isso se deve ao fato de que entretenimento, recompensa, tecnologia e interação contribuem para proporcionar experiências memoráveis aos clientes.

Coleta de dados: Conteúdos gamificados são ótimos para conhecer melhor a audiência, pois eles coletam informações sobre os hábitos de consumo e interesses dos jogadores. Inúmeros jogos para smartphones não só promovem competição e interação com os amigos, como também coletam e armazenam informações sobre os jogadores. 

Atualmente, todas as empresas sabem a importância de investir em estratégias como a gamificação, pois elas melhoram a interação com um público específico, ou seja, suas personas. Afinal, um grande engajamento entre a empresa e os consumidores, aumenta as chances de fidelização.

Invista no sucesso da sua empresa e fale com a gente para fazer seu orçamento!

Curtiu esse post? Compartilhe!

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
Posts recentes