O Marketing de Guerrilha pode ser considerado um pouco agressivo, mas é uma ótima forma de inovar e economizar. Esse tipo de marketing, criado no fim dos anos 70 pelo publicitário Jay Conrad Levinson, utiliza como inspiração táticas utilizadas na Guerra do Vietnã.
Nessa guerra, os vietnamitas conseguiram ganhar de seus adversários ao usar táticas de guerrilha, mesmo tendo um poder de fogo bem menor. No marketing de guerrilha, o objetivo é causar um grande impacto no público-alvo utilizando um investimento baixo.
O segredo do para realizar uma ação de marketing de guerrilha eficiente é a abordagem. Não basta apenas fazer um anúncio para tentar atrair a atenção dos clientes para sua marca.
Anúncios convencionais irão se perder na grande quantidade de informações que o público recebe todos os dias. Mas o marketing de guerrilha é tão chamativo que se torna impossível de ignorar, dessa forma a marca cria uma impressão duradoura na mente dos consumidores.
Além disso, o marketing de guerrilha irá provocar uma reação no público. O objetivo é fazê-lo questionar seus hábitos e prioridades, podendo até mesmo “mudar de time” e passar a consumir a sua marca e não a do concorrente.
Veja algumas dicas para ter sucesso com o marketing de guerrilha:
1. Conheça bem a persona da sua marca
Para que sua ação tenha sucesso é importante que você conheça bem o público-alvo. Uma boa forma de fazer isso é com a criação de personas para o seu negócio, mostrando as principais características de seus clientes.
Dessa forma, ações da marca serão mais eficientes, pois incluem valores e interesses do público.
2. Atenção com a execução
O sucesso da sua estratégia depende da boa execução. Ou seja, a ideia é só o começo, cada detalhe deve ser planejado para que sua ação alcance os resultados desejados.
Em caso de parceria, planeje cada passo em conjunto. Dessa forma, é possível definir a divisão das tarefas e resolver como sua ação irá funcionar. Utilize cronogramas e checklists para acompanhar sua campanha na prática.
3. Procure ser original
No marketing de guerrilha a inovação é fundamental. Portanto, evite ações comuns, procure algo que surpreenda seu público, a ideia é criar uma campanha inesquecível. Como esse marketing quer causar emoções, é importante usar uma estratégia humanizada, buscando a interação com seus consumidores.
Aprenda com ações realizadas por outras empresas, procure inspirações para ideias, mas tenha cuidado para não fazer algo igual.
4. Faça parcerias com outras marcas
Uma dica simples é utilize o co-marketing, ou seja, a união de duas ou mais marcas com interesses em comum.
Fazer parcerias com organizações que tenham visões e valores parecidos com os de sua empresa irá fazer toda a diferença. Pois dessa forma, você terá maior visibilidade, aumentando o alcance e engajamento dos clientes.
5. Evite reações negativas
Como o Marketing de Guerrilha irá questionar o público é preciso estar atento para não ofender ninguém. Veja o tom da sua campanha e como o tema é abordado por outras empresas, aprenda com a reação dos consumidores.
Procure criar ações descontraídas, fazendo com que o público tenha emoções positivas, se identificando e simpatizando com sua empresa.
Tenha cuidado, afinal se o impacto da sua ação for negativo, sua marca pode ser associada a sentimentos ruins. Como resultado o público irá se distanciar e será difícil recuperar seus clientes.
Com essas dicas, você já pode usar o marketing de guerrilha para alcançar mais clientes e crescer no mercado.
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