Storytelling é um recurso que pode ser definido como narração de histórias. Essa técnica consiste em criar uma boa narrativa que seja interessante, envolvente e persuasiva, com o objetivo de provocar emoções e manter a atenção do seu público.
Entenda a importância do storytelling para o marketing:
Quando uma empresa cria campanhas ou conteúdos de qualidade para suas estratégias de marketing, é importante que ela use como principal elemento a originalidade. Por isso, para se destacar no mercado é preciso ter uma material de comunicação único e é nesse momento que o storytelling se torna tão importante.
Como já foi estabelecido, essa técnica consiste na habilidade de contar boas histórias, então utilizando o storytelling é possível criar uma narrativa que irá conectar a empresa com o cliente através da empatia. A história deve atrair o interesse do público e fazer com que ele se identifique com os personagens ou com a situação que a empresa quis contar.
Ou seja, o storytelling trabalha com o conceito de levar o público em uma jornada, fazendo com que a pessoa que acompanha a história que está sendo contada se emocione com ela e é através dessas emoções que a empresa consegue conquistar seu público.
Conheça os principais elementos do storytelling:
1 – Mensagem
Quando contamos uma história queremos passar uma mensagem, mas nesse caso a mensagem deve ser impactante, ela deve ser capaz de transformar e marcar a vida das pessoas.
Criar um conteúdo interessante vai atrair a atenção das pessoas, mas o importante é passar uma mensagem que será lembrada mesmo depois que a emoção e o interesse inicial passarem.
2 – Personagem
O personagem é o primeiro ponto da história que conquista a identificação do público, pois ele irá percorrer toda a jornada. No momento em que o público se identifica, ele torce pelo personagem e consegue ver ele passando pela transformação ao chegar ao fim da jornada.
Dessa forma, a pessoa que acompanha a história entende que se o personagem consegue passar pela transformação ao conseguir o que deseja, ela também consegue.
3- Conflito
É através do conflito que o personagem passa pela transformação, por isso ele é um dos elementos mais importantes para a história. O conflito representa a motivação que fará o personagem embarcar na jornada, ele vai mover as ações do personagem e vai emocionar o público.
Esse conflito deve inspirar identificação, representando uma conquista difícil a ponto de exigir a transformação do personagem, mas possível de superar para que ele alcance seus objetivos.
Ao escrever sua história lembre-se das palavras de Syd Field: “Todo o drama é o conflito. Sem conflito, não há ação. Sem ação, não há personagem. Sem caráter, não há história. E sem história, não há roteiro.”
4 – Ambiente
O ambiente representa o lugar onde os eventos da história acontecem. Seja em cenários fantasiosos ou da vida real, é importante ter um ambiente bem descrito que ajude o público a se sentir parte da jornada.
Esse ambiente geralmente é uma representação do mundo real, apesar de seguir as próprias regras, ele deve criar uma sensação de identificação em quem está acompanhando a história.
Veja 3 motivos para utilizar o storytelling:
- Esse método te ajuda a criar uma conexão com seu público;
- Histórias prendem a atenção, pois geram curiosidade;
- Storytelling pode dizer muito sobre a identidade e os valores da sua empresa.
Aposte no storytelling e veja como esse recurso pode ajudar a sua empresa a conquistar novos clientes e crescer no mercado.
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