O Mobile Marketing consiste em utilizar uma estratégia com foco na interação e no relacionamento entre a empresa e o público que utiliza dispositivos mobile como celulares, tablets e outros aparelhos móveis. Nesse caso, o Mobile Marketing possibilita que a empresa se destaque no mercado, através de ações para a promoção da marca entre os clientes.
Confira as vantagens do Mobile Marketing
Atualmente a maioria dos consumidores possuem smartphones e até mesmo outros aparelhos móveis para uso pessoal, tornando o Mobile Marketing um recurso importante, veja as principais vantagens de investir nesta estratégia:
- Facilidade para realizar compras online
O aumento do uso de dispositivos móveis pode influenciar a quantidade de compras realizadas através destes aparelhos. Nesse caso, realizar um marketing voltado para esse formato permite que a marca alcance mais clientes e aumente as vendas.
- Permite a segmentação de anúncios
Atualmente, um dos desafios enfrentados pelo Marketing Digital é conseguir segmentar as estratégias com base em região. Esse recurso pode fazer uma grande diferença para os negócios locais. Pois, nesse caso, o ideal é atrair apenas usuários que estão próximos ao estabelecimento.
Com o uso de mobile marketing, é possível utilizar a localização por GPS, uma ferramenta que auxilia na criação de ações segmentadas por localização. Ou seja, a marca poderá exibir anúncios apenas para usuários próximos. Dessa forma, é preciso definir um limite como uma cidade ou bairro específicos.
- Permite o marketing através de aplicativos
Dispositivos móveis popularizaram o uso de aplicativos entre seus usuários, portanto é possível definir estratégias de marketing para eles. Alguns apps úteis são o Facebook, Twitter, Instagram, entre outros.
Dessa forma, a empresa ganha mais visibilidade e constrói um relacionamento com o público. Essas estratégias são voltadas para a aproximação da marca com os clientes, pois ela se torna presente na rotina deles.
- Melhora a comunicação com o público
O mobile marketing facilita a comunicação com o público-alvo, além disso, ela também se torna mais eficiente. Isso ocorre pois os usuários de dispositivos móveis, principalmente celulares, estão sempre checando atualizações e notificações durante o dia.
Dessa forma, a marca pode interagir com os clientes, informando-os de novas promoções exclusivas, recebendo uma resposta em tempo real. Esse recurso permite que a empresa conquiste resultados e economize custos.
Confira algumas ações que a empresa pode realizar
- SMS Marketing
Essa ação consiste no envio de mensagens de texto para os clientes, nesse caso eles devem estar cadastrados previamente. Esse recurso garante que a empresa mantenha o relacionamento com os clientes, pois garante que eles recebam informações relevantes e promoções.
- Bluetooth Marketing
Outra ação que agrega valor ao mobile marketing é o Bluetooth Marketing, conhecido também como Marketing de Proximidade. Essa estratégia é indicada para negócios locais, pois o alcance de sinal é pequeno, ela consiste em utilizar o Bluetooth do aparelho para compartilhar arquivos com os clientes. Alguns exemplos de arquivos são: catálogo de compras, arquivos em vídeo, cupons exclusivos, entre outros.
- QR Code Marketing
Essa ação consiste em utilizar um código de barras em 2D, chamado de QR Code. Dessa forma, o cliente utiliza a câmera para realizar a leitura do código que irá direcioná-lo para uma página com a ação de marketing da marca. Esse recurso permite que a empresa estenda o alcance da estratégia de marketing, direcionando os clientes para qualquer endereço da internet de forma rápida e segura.
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