Categoria:

Conheça os principais modelos de site

Atualmente o mercado digital é considerado muito importante. Portanto, é essencial ter um modelo de site que garanta o reconhecimento da marca no ambiente digital.  Dessa forma, é preciso saber como escolher o site mais apropriado para a sua empresa. 

Apesar de garantir a presença da empresa em outros canais, principalmente nas redes sociais, também é necessário ter um site. Afinal, o site é o local que os visitantes interessados pela marca acessam. É através do site que eles podem saber mais sobre a marca e, até mesmo, adquirir o produto ou serviço oferecido. Ou seja, o site é o principal canal para a estratégia digital, sendo uma ferramenta muito importante para a empresa.

Entenda os três pontos necessários para a criação de um site: 

Objetivo

O primeiro passo para a criação de um site é a definição do objetivo. Afinal, ele deve gerar resultados, que só podem ser alcançados ao determinar o objetivo principal da criação do site. Dessa forma é preciso estabelecer se a marca pretende: aumentar os lucros, fortalecer a marca, aumentar a sua autoridade digital, entre outros. 

Com o estabelecimento do objetivo final, é possível definir os próximos passos que devem ser dados. 

Domínio

Após a definição do objetivo é preciso registrar o domínio do site, ele é o endereço do site. Ou seja, a URL deve estar inserida na barra de endereços após o HTTP ou HTTPS para acessá-lo. 

Ao definir o domínio é preciso garantir que ele transmite a ideia principal do negócio. Portanto, é indicado que ele contenha o nome da empresa e possua uma extensão condizente a ele. 

Hospedagem

Por fim, é preciso definir o local de hospedagem deste site. Ao acessarmos uma página aparecem uma série de elementos na tela como: textos, imagens, vídeos, arquivos, etc. Esses elementos devem ser armazenados em um local específico para que sejam exibidos corretamente. Dessa forma, é preciso contratar um servidor de hospedagem. 

Veja os modelos de site que uma empresa pode utilizar:

É fundamental para a empresa escolher o tipo de site certo dentro dos modelos existentes. Dessa forma, é possível determinar qual é o mais apropriado para a área de atuação da marca. Veja os principais modelos a seguir: 

Site institucional

O site institucional é uma espécie de cartão de visitas online, através dele os visitantes podem conhecer melhor a marca, ele deve ser o primeiro site criado pela empresa a ser introduzida no ambiente digital.

Esse modelo é ideal pois ele é a melhor forma de apresentar a marca na internet, como a visão e os valores, mas também incluindo informações sobre produtos e serviços oferecidos. Além disso, a criação do site institucional é simples e rápida, pois ele oferece as seguintes seções: quem somos, produtos ou serviços e canais disponíveis para contato.

Site dinâmico

Esse modelo une diferentes seções em um só site. Por exemplo, páginas de empresas que unem o site ao blog, permitindo que os conteúdos estejam conectados entre si. Dessa forma, a empresa pode publicar artigos no blog sobre sua área de atuação, utilizando CTAs voltados para o produto ou serviço oferecido. 

O site dinâmico é a melhor opção para marcas que buscam aumentar seus resultados orgânicos na internet.

Loja virtual / e-commerce

Esse modelo de site tem como foco a venda de produtos ou serviços. Portanto, ao criar uma loja virtual, é preciso garantir que ela terá uma boa performance no formato desktop e mobile. Pois, dessa forma, é possível oferecer uma boa experiência de compra em todos os tipos de dispositivos. 

Além disso, é essencial que o e-commerce possua o carregamento rápido, assegurando também a descrição detalhada dos produtos, assim como uma navegação intuitiva com diversas formas de pagamento. Com isso, pode-se evitar dúvidas ou desistências no momento da compra.

Site one-page

Os sites one-page são modelos que exibem conteúdos numa só tela, sem dividi-los em seções dentro do menu. Nesse caso, os sites one-page são voltados para usuários que preferem ver todas as informações reunidas numa só tela. Esse modelo comumente atinge pessoas mais jovens, que estão habituadas com a rapidez na internet. Apesar de perderem ranqueamento no SEO, por falta de páginas diferentes, sites one-page compensam por ter boa responsividade. 

Portal

Esse modelo de site é mais completo e diverso, alguns exemplos de portais são os sites de busca ou sites de notícias. Ou seja, portais são sites que reúnem uma quantidade grande de dados e informações. O principal objetivo dos portais é reunir diversos conteúdos que permitam que o portal continue atingindo o público alvo. Dessa forma, é mais fácil manter o modelo de negócios ativo e funcionando.

Portanto, ao criar um portal é preciso garantir que existam redatores (internos ou externos), que tenham capacidade de atender uma alta demanda de textos. Além disso, é preciso ter acesso a um servidor que tem a capacidade de suportar a alta quantidade de acessos.

Hotsite

Hotsite é um modelo de site que deve ser temporário, seu uso se dá quando é preciso promover campanhas de marketing. Como por exemplo, durante ações sazonais, lançamentos de produtos ou serviços novos. O hotsite permite que a marca mantenha o foco em um tema específico. 

Nesse caso, o hotsite deve ser mais objetivo, aumentando as chances de conversão. Portanto, são sites que atendem as necessidades durante campanhas de mídia paga, que tem como objetivo atrair tráfego qualificado, aumentando as chances de gerar novos negócios.

Landing Page

O último modelo apresentado é a landing page, esse tipo de site é considerado similar ao hotsite, mas a diferença é que as landing pages são permanentes. Apesar disso, elas também tem como foco um tipo específico de oferta. Esse modelo serve para oferecer material rico, que é um tipo de conteúdo produzido com a finalidade de gerar leads.

Agora que você conhece os principais modelos de site, será mais fácil decidir qual é o melhor tipo para a sua marca. Não perca a oportunidade de fazer seu site e ver sua empresa crescer no ambiente digital.

Invista no sucesso da sua empresa e fale com a gente para fazer seu orçamento!

Curtiu esse post? Compartilhe!

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
Posts recentes