Categoria:

Saiba mais sobre a auditoria de conteúdo

A auditoria de conteúdo é um recurso utilizado para analisar o conteúdo do site da empresa. Seu objetivo é garantir que o material do site atenda às necessidades da atual estratégia de marketing da marca, verificando se o mesmo está de acordo com as regras de SEO. 

Com a auditoria é possível retirar do site ou melhorar todo o conteúdo que possa ser prejudicial. Ou seja, a auditoria contribui para que o tráfego, engajamento e a conversão dos visitantes seja bem sucedida. 

Sabemos que esse recurso é fundamental para melhorar o desempenho dos conteúdos na internet. Portanto é preciso entender como realizar esse processo para identificar as demandas do site e as ações necessárias para que seu conteúdo seja bem sucedido na captura de leads.

Entenda a importância da auditoria de conteúdo: 

No marketing digital, o conteúdo produzido pela empresa representa a voz da marca na internet. Dessa forma, é importante que as informações passadas estejam atualizadas e que o material produzido seja de boa qualidade, agregando valor ao conteúdo. No entanto, é importante considerar não só as métricas desse conteúdo, mas vários outros elementos, confira:  

Crawl budget

O crawl budget está relacionado ao tempo que o Google leva para rastrear as páginas do site. Esse mecanismo utiliza vários critérios para realizar a varredura do site. Ainda assim, é possível melhorar esse processo editando a estrutura e os conteúdos do site.

O recomendado é que o site tenha um sitemap e URLs de alta qualidade, dessa forma  o rastreamento e a indexação das páginas podem ser melhorados. Nesse caso, o ideal é manter o site sempre em ordem, evitando que durante a auditoria seja necessário perder tempo e recursos arrumando esses aspectos.

Canibalismo de palavras-chave

O canibalismo de palavras-chave, se refere a publicação de dois ou mais conteúdos utilizando a mesma palavra-chave como foco. Ou seja, duas ou mais páginas do mesmo site estarão disputando entre si nos resultados de pesquisa.

Nesse caso, o Google seleciona apenas um conteúdo como prioridade, ocultando os restantes. No momento de verificar as SERPs (Search Engine Page Results), o desempenho das páginas é prejudicado, o que desperdiça recursos da empresa. 

Um recurso que pode auxiliar no controle de conteúdos, evitando esse canibalismo, é o calendário editorial. Dessa forma é possível acessar um registro das postagens do blog conforme o site cresce. 

Outra forma é utilizando a auditoria de conteúdo para identificar onde ocorre o canibalismo de palavras-chave, podendo definir a melhor ação para melhorar o conteúdo do site. 

SEO 

Os critérios presentes no SEO estão em constante evolução, pois os fatores de rankeamento são alterados de acordo com as necessidades dos usuários. É possível conferir Essas mudanças todos os anos e os conteúdos publicados ficam desatualizados, o que afeta o desempenho do site. Portanto, a auditoria de conteúdo se torna necessária, podendo identificar esses conteúdos e mostrar as atualizações que evitam que o site seja prejudicado.

Taxa de conversão

As tendências de marketing mudam e conforme as novidades são anunciadas, o conteúdo do site se torna desatualizado. Nesse caso, o desempenho do site pode decair, afetando o CTR (taxa de cliques), o engajamento e as taxas de conversão.

Dessa forma, é preciso realizar a auditoria de conteúdo para descobrir quando essas publicações passaram a ser afetadas. Assim sendo, é possível fazer ajustes nos conteúdos para que as páginas continuem entregando bons resultados.

Confira dicas para realizar a auditoria de conteúdo do site: 

1- Determine os objetivos da empresa

A internet possui uma grande quantidade de informações, por isso é importante saber qual o foco da auditoria antes de realizá-la, afinal realizar uma coleta de dados sem objetivo apenas levará a empresa a gastar tempo e recursos. Dessa forma, definir o objetivo é o primeiro passo desse processo, em seguida será possível identificar as prioridades e metas da auditoria. 

2 – Faça um inventário do conteúdo 

Para realizar uma análise de dados da forma correta, é preciso fazer um inventário, o indicado é armazenar todo o conteúdo do site em um arquivo visualizável e editável. O auditor pode utilizar uma planilha ou até mesmo programas e aplicativos que tem essa função, como por exemplo o sitemap. 

Algumas das informações que devem estar presentes são: todas as URLs, as páginas fixas e também posts com palavras-chave importantes para o negócio. 

3 – Faça a análise os dados

Nessa etapa, o auditor utiliza os objetivos definidos para identificar quais devem ser os dados coletados dos relatórios, dessa forma ele poderá analisar o desempenho dos conteúdos do site. Alguns dados úteis para essa análise estão relacionados à: tráfego, tempo de permanência na página e taxa de conversão. Indicamos que o auditor utilize ferramentas próprias para análise de dados durante essa etapa. 

4 – Verifique o diagnóstico manualmente 

Apesar da eficiência das ferramentas durante o processo da análise de dados, após a detecção dos problemas é preciso que o auditor confira todo o processo, pois apesar dos algoritmos serem precisos, esses programas identificam apenas os critérios técnicos, mas um conteúdo efetivo atende esses e outros aspectos importantes para captação de leads.

Ou seja, após filtrar os elementos necessários através das ferramentas é preciso ter um especialista que irá verificar o diagnóstico manualmente e então irá definir se a ação sugerida é a mais indicada para resolver o problema.

5 – Defina a estratégia necessária

Após a auditoria de conteúdo é preciso definir a melhor estratégia para realizar as ações necessárias para a melhoria do site, nesse caso talvez seja necessário um remanejamento de posts e páginas, a atualização e melhoria dos conteúdos de URLs que apresentam pouco retorno ou até mesmo criar um novo post com materiais semelhantes e de melhor qualidade que a do conteúdo anterior. 

Invista no sucesso da sua empresa e fale com a gente para fazer seu orçamento!

Curtiu esse post? Compartilhe!

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
Posts recentes