O conceito de UX, também conhecida como User Experience, está relacionado ao modo como as pessoas interagem com um produto ou serviço. Esse conceito pode ser aplicado ao ambiente online, mas também ao ambiente físico ou offline. Portanto é preciso utilizá-lo para agregar valor à marca, mas também para acrescentar uma experiência relevante para o usuário, conseguindo a fidelização do cliente.
Dessa forma, é essencial que a empresa trabalhe com a estratégia de UX em todos os seus canais, começando pela personalização do site, passando pelo recebimento do produto e chegando até a facilidade de acionar o pós-venda da marca. Afinal, é assim que o usuário permanecerá no domínio por mais tempo e, de fato, consumirá o conteúdo, produtos e serviços oferecidos no endereço.
Quais diretrizes da UX?
Muitos especialistas dão crédito a Don Norman, cofundador do Nielsen Norman Group, pela invenção do termo User Experience nos anos 90. Segundo Don Norman, a UX engloba todas as interações do usuário final com a empresa, seus produtos, serviços e processos. Dessa forma, deve-se considerar:
- Os sentimentos e emoções provocados nos usuários;
- A representação do canal, produto ou serviço na jornada do usuário;
- O contexto em que canal, produto ou serviço são vivenciados;
- A evolução da experiência ao longo do tempo, incluindo o momento externo, pois ele pode influenciar no registro positivo da experiência na memória do usuário.
Com essas diretrizes é possível criar uma estratégia de User Experience que se encaixe em diversas áreas de negócios em diferentes segmentos. Além de cumprir com o principal objetivo que é colocar o usuário ou cliente no centro das ações.
Veja como avaliar a UX no seu site
Para que o site de uma empresa seja bem sucedido, ele deve oferecer uma experiência de usuário satisfatória. Dessa forma, as estratégias de SEO, criação do funil de marketing, entre outras ações para otimização do conteúdo, terão bons resultados. Caso contrário, esses resultados podem ficar comprometidos, pois o usuário perderá o interesse no site.
Alguns aspectos que o UX deve atender para garantir a satisfação do usuário são:
- Utilidade: deve atender a uma ou mais necessidades do usuário;
- Usabilidade: deve ser fácil de usar, sem qualquer obstáculo que dificulte a utilização;
- Acessibilidade: deve ser fácil de acessar em todas as plataformas e linguagens;
- Visibilidade: deve ser fácil de encontrar nos buscadores e permitir fácil acesso às informações internas;
- Confiabilidade: deve passar confiança ao usuário.
- Atrativo: deve despertar o interesse com um design que valoriza a estética e oferece uma experiência única.
Além disso, o site deve apresentar carregamento rápido, escaneabilidade do conteúdo, layout organizado e intuitivo, conteúdo relevante e objetivo e, também, deve ser responsivo. Ou seja, o site deve permitir acessos de diferentes dispositivos, como smartphones, desktops ou tablets.
Confira os benefícios de utilizar a UX no seu site
Quando a empresa tem uma boa estratégia e oferece um bom UX, o site se torna mais relevante para o usuário, resultando em boas métricas. Nesse caso, ao combinar a estratégia de marketing de conteúdo com UX, a empresa é capaz de gerar ótimos resultados. Alguns benefícios são:
- Aumento do tráfego orgânico: produzir um conteúdo bem estruturado e com informações relevantes gera maior atração de usuários.
- Aumento do tempo de permanência no site: promover uma boa experiência para os usuários resulta em sentimentos positivos. Dessa forma, o tempo de permanência do usuário aumenta.
- Aumento das conversões: por fim, quando o usuário absorve os conteúdos e gosta, ele estará alinhado com a marca, favorecendo a empresa no momento da compra.
Esses fatores são relevantes para o ranqueamento de conteúdo nos buscadores, portanto o UX pode influenciar positivamente no crescimento da empresa no meio digital.
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